domingo, 18 de janeiro de 2009

Aproveitar o momento... :)

Uma das minhas músicas preferidas começa assim...


Here's a thought for every man who tries to understand what's in his hands
He walks along the open road of love and life, surviving if he can
Bound with all the weight of all the words he tries to say
Chained to all the places that he never wished to stay
And as he faces the sun, he casts no shadow.


Esta letra sempre me disse muito, porque os meus anos de adolescência foram passados a arrastar-me pela vida, literalmente, a tentar perceber tudo o que me acontecia, a tentar fazer com que tudo fizesse sentido. E durante anos, senti-me de facto vazio, inútil, sem valor algum. Quem me conheceu nesses tempos sabe perfeitamente do que estou a falar.

Hoje olho para trás com sentimentos contraditórios quanto a tudo o que vivi. Por um lado, os meus "desastres emocionais" fizeram-me sofrer desnecessariamente durante imenso tempo, com tudo de negativo que isso implicou. Por outro, tudo o que passei, as experiências que tive, os desgostos, os sucessos, fizeram de mim o que sou hoje. E hoje, nesta noite fria e chuvosa, estou num momento simplesmente sublime da minha vida, um momento que não quero que acabe...

Hoje sei que a vida não pode ser só feita de momentos bons, que tudo o que nos acontece é passível de interpretações diversas e, acima de tudo, que tal como na economia, tempos de crise são igualmente marcados por oportunidades. Estou muitíssimo satisfeito com o meu estado de espírito actual, com tudo o que alcancei nestes últimos meses. Consegui (a custo, admitidamente) dar a volta por cima a um momento menos bom e hoje encontro-me rodeado de pessoas que me querem bem, que gostam de mim, que me dão valor. Nunca serei capaz de lhes dizer o quanto estou grato por tudo o que me fazem sentir. Espero apenas que confiem que eu lhes dou esse valor, essa desmedida importância na minha vida.

Quando penso em mim, consigo finalmente sorrir. Tenho perfeita noção do que sou e do que não sou e sei que apesar dos meus defeitos, sou querido por alguém. Sinto-me aconchegado por esse sentimento de amizade, de carinho que me tem sido transmitido incessantemente. Por muito que o resto da minha vida não me satisfaça, por muito que me sinta frustrado com uma ou outra situação, por muitas dificuldades de diversa ordem com que me debata, o simples facto de eu estar bem comigo próprio relativiza isso tudo. Consigo ver tudo com clareza, consigo ter uma vida feliz, despreocupada. Até a minha relação com a minha família imediata, que infelizmente nunca foi como eu quis e idealizei, tem melhorado tanto, tanto... estou mais próximo de todos que amo e isso enche-me de felicidade! A solidão, o sentimento que foi o meu estigma durante anos, está finalmente longe. :)

Descobri igualmente uma pessoa que me tem feito um imenso bem. Revejo-me muito, muito em tudo o que ela viveu, sentiu, vive e sente e isso assusta-me e encanta-me profundamente ao mesmo tempo. Nunca pensei vir a encontrar alguém com tudo o que eu julgava já não existir... a vida está, sem dúvida alguma, sempre a surpreender-nos. A pessoa que ela é, tudo o que me fez ver, tudo o que me faz sentir, fazem-me um bem tremendo. Nunca o conseguirei traduzir devidamente em palavras, muito menos em palavras que façam justiça à enormidade do sentimento... E porque nunca gastamos tempo suficiente dos nossos dias a dizer às pessoas o quanto elas significam para nós, aproveito e digo-te (sim, porque sabes quem és) que és importante para mim, que me dizes muito, que penso muito em ti e que hoje não consigo imaginar o que seria um dia sem uma palavra tua... e o resto prefiro dizer-te em pessoa ;) Estou-te profunda e eternamente grato.

De repente, toda e qualquer dificuldade na minha vida parece irrelevante...e sinto-me capaz de tudo, sem medo de tentar, confiante que finalmente encontrei o meu caminho... ;)*

Sem comentários: