sábado, 28 de fevereiro de 2009

(A)normalidades

O que é ser "normal"? O que é uma vida dita normal?

Todos os quase 27 aninhos da minha vida, ou pelo menos todos em que tive consciência do que fazia, me senti desenquadrado do meio em que me encontrava, dos meus amigos, das pessoas da minha idade, daquilo que era suposto eu ser. As minhas expectativas, prioridades, a minha maneira de ver e de sentir a vida nunca foram iguais ao que era expectável de alguém da minha idade. Quando os meus amigos ainda viam desenhos animados, eu já queria sair e explorar interesses amorosos. Quando todos se começaram a interessar pelo sexo oposto, eu já queria amar de verdade. Quando sair à noite era novidade e moda, eu queria "assentar"... etc, etc...

O que eu sempre quis (e sempre tive esta noção desde muito cedo) era ter uma vida normal e feliz com alguém que me fosse especial, com quem eu partilhasse os meus dias. Sentir que a minha vida estaria completa se fizesse alguém genuinamente feliz, sempre foi o meu propósito, a minha razão para aqui estar. Nunca quis ser especial, nunca quis ser mais ou menos do que os outros. Podem argumentar que isso revela falta de ambição, mas eu discordo respeitosamente. Sempre quis dar o meu melhor, mas nunca me vi como melhor do que quem quer que seja, nem quis ser. Apesar do meu objectivo central de vida ser simples e conciso, tenho outra metas que quero atingir, a todos os níveis.

O facto de eu ter vivido os últimos anos da minha vida à procura duma vida "normal" é talvez a razão pela qual passei tempos tumultuosos. Afinal o que é ser "normal"?

Vejo muito egoísmo, muita hipocrisia espalhada por aí. Vejo gente que vive vidas de mentira e traição. Vejo relações afectivas e familiares totalmente disfuncionais. Vejo dramas pessoais mais ou menos graves, com que pouca gente sabe lidar. Vejo muita falta de respeito pelo próximo. Isto são tudo comportamentos que mal ou bem são a norma, na minha modesta opinião, mas que não os torna "normais", ou melhor, não deviam. Então que normalidade procuro eu? =/

Gostava de acreditar que poderíamos todos viver vidas baseadas em princípios e valores. Em que toda a gente se respeitasse, em que as pessoas fossem sinceras, abertas, honradas. Em que todos soubéssemos dar o devido valor aos que nos rodeiam e em que conseguíssemos transmitir às pessoas que nos são importantes o quanto gostamos delas, sem medo, sem hipocrisia. Isto para mim seria normal. Mas sei que nada funciona assim, porque as pessoas tendem a chocar umas com as outras e é difícil encontrar esta harmonia de que falo, para não dizer impossível.

Chego à conclusão que andei a minha vida toda a tentar ser como os outros, mas que sou incapaz de assim ser. Por todas as razões e mais algumas, eu não me enquadro na norma. Não sei sinceramente se sou eu que estou errado, admito que seja. Se assim for, ainda bem que estou errado, é o primeiro erro do qual me orgulho.

Estou a achar estranho andar tão assertivo. Mas sem dúvida que gostava que esta fosse a normalidade que eu tanto procurava...

Sem comentários: